Para mudar o mundo. Eu preciso mudar.

21:46


Para mudar o mundo. Eu preciso mudar.
Por: Pastor Márcio Vinícius
Gênesis 50:20
“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.”
Todos desejamos mudanças para o mundo, para a nossa cidade, nossa igreja e para a família. Na Bíblia encontramos pessoas foram transformadas por Deus para a realização de mudanças importantes na terra. No livro de Gênesis encontramos a história de José, filho patriarca Jacó, que é uma prova evidente de que o homem que Deus usa, é transformado e preparado para influenciar o mundo. Deus tinha um plano extraordinário para José e o revelou através de um sonho. Porém este plano o levou a passar caminhos diversos e adversos. Vendido por seus irmãos, por inveja, a uma companhia de ismaelitas, por 20 moedas de pratas, foi parar no Egito, a cujo país foi vendido pelos primeiros compradores. A providência divina o levou para a casa de Potifar, o comandante de Faraó. Aí foi recebido e logo ganhou a confiança do seu senhor. No Egito, José tornou-se o instrumento de Deus para a salvação do mundo de sua época. José foi chamado por Faraó de “Zafenate-Paneá” (Genesis 41:45 que significa “Salvador do mundo”. Essa honra lhe foi atribuída, porque por seu intermédio, milhares de vidas foram salvas de morrer, inclusive a sua família. As adversidades enfrentadas mudaram sua vida e o capacitaram para as grandes decisões. Penso que a vida de José ainda tem muito a ensinar-nos em nossos dias. Vejamos como José foi preparado para ser um instrumento de mudanças:
Manteve-se sempre fiel a Deus – “...como, pois, posso cometer tão grande mal, e pecar contra Deus?”(Gn. 39:9). O capítulo 39 de Gênesis nos relata que apesar de a mulher de Potifar armar contra José, para que ele se deitasse com ela, o rapaz não traiu os valores de Deus. Ele resistiu a tentação, dizia ele: “não posso pecar contra Deus”. Qual foi o preço imediato da opção de José por manter-se fiel a Deus? Foi preso inocentemente. Mesmo assim não se lamentou, porém esperou no Senhor e na força de seu poder. O próprio senhor Jesus Cristo declarou: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” ( Mt 6:33). José é um exemplo de como isso funciona na prática, fugindo da imoralidade e não se deixando cair na tentação. Para ser instrumentos de mudança para o mundo, devemos aprender a lição da fidelidade. Deus é fiel e ele busca os fiéis na terra.
Contou sempre com a presença abençoadora de Deus – “O Senhor estava com José, e ele tornou-se próspero, e estava na casa de seu senhor egípcio”(Gn 39:2);”Vendo o seu senhor que Deus era com ele e que tudo o que fazia o Senhor prosperava em suas mãos...”(v.3); “O Senhor era com ele; estendeu sobre ele a sua benignidade e lhe concedeu graça aos olhos do carcereiro...” (V. 23). Perceba que a Bíblia é muito clara ao mostrar que José mesmo distante de sua pátria e de seu pai, mantinha-se fiel a Deus com isso contava em tudo que fazia com a presença abençoadora do Senhor. Isso é possível a todo aquele que crê no Senhor e busca-o todo o coração. No Evangelho de João 14:23 está escrito: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará e viremos ele e faremos nele morada”.
Não murmurou, mas aproveitou cada oportunidade para trabalhar e testemunhar. Em Gênesis 41.46 a Bíblia nos relata: “Era José da idade de 30 anos, quando esteve diante de faraó, rei do Egito”. Em 13 anos a vida de José sofreu uma tremenda reviravolta. Tudo parecia concorrer para a sua infelicidade, enfrentando traição, inveja, tentação, prisão e intensas angústias. Mas em nenhum versículo de Gênesis encontramos qualquer indício de que José tenha se revoltado contra Deus, nem mesmo de que tenha dirigido qualquer palavra de inconformismo. Com sua biografia, aprendemos que a murmuração não conduz à vitória. Pelo contrário, quando o povo de Deus deu-se a murmuração, os castigos e a derrota caíram sobre eles. Deus não move um dedo a nosso favor enquanto murmuramos. Se você quer ser um precioso instrumento de transformação, trabalhe sem murmuração.
Deus transformou José em um homem sábio e prudente. Soube ele, como governador da terra do Egito, preparar os produtores agrícolas para o cultivo da terra por sete anos consecutivos. O resultado foi abastecer o Egito de mantimentos para os anos de falta da produção. Os celeiros ficaram supridos, de maneira que outros povos vinham buscar ali. Foi a maneira que Deus usou para levar os irmãos de José a sua presença. Depois que ele se deu a conhecer aos seus irmãos, declarou-lhes que tudo o que estava acontecendo, era propósito de Deus. Segundo suas palavras, fora ele um importante e decisivo instrumento a serviço de Deus. José disse: “Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento”. Devido ao que aconteceu com José, sua família foi poupada da fome, assim como toda a terra do Egito.(Gênesis 45: 4-8). Diante de um mundo que clama por socorro, seja você, amado irmão, um instrumento para o uso do SENHOR, como diz Paulo a Timóteo: “De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para o uso do SENHOR, e preparado para toda boa obra”. 2 Timóteo 2:21.


Só Deus pode transformar o mal, que passamos por um momento, em bem. E com isso, sermos usados por Deus para influenciar, positivamente outras pessoas. 


Jesus abençoe a sua semana. 

You Might Also Like

0 comentários

Pesquise Aqui!

Seguidores

Total de visualizações de página

Arquivo do Blog

Translate